Carnaval – cuidado com a Holiday Heart Syndrome

A Holiday Heart Syndrome – síndrome do coração após feriados ou dia festivos – é um conjunto de sinais e sintomas caracterizados pela presença de palpitações e desconforto no peito, causados por arritmias cardíacas, após uma ingestão excessiva de bebidas alcóolicas nos feriados e em ocasiões festivas.

Em alguns pacientes predispostos, mesmo uma ingestão modesta de álcool poderá desencadear os sintomas desta síndrome. O etanol é um estimulante do sistema elétrico do coração, podendo causar arritmias cardíacas e uma percepção anormal e desconfortável dos batimentos cardíacos (palpitações).Estas pessoas, muitas delas jovens, geralmente não costumam apresentar um histórico prévio de doenças cardíacas.

A arritmia cardíaca típica dessa síndrome é a fibrilação atrial, a qual costuma cessar espontaneamente em um período de 24 horas. Outras alterações do estímulo elétrico cardíaco também podem ocorrer.O consumo de cigarros, bebidas energéticas ou de outros estimulantes, também podem contribuir para o aparecimento dos sintomas.

Embora este quadro possa ser recorrente, seu curso costuma ser benigno, e geralmente não exige uso de medicamentos de uma forma contínua para evitar novos episódios.A abstinência alcóolica é fundamental.
Fonte:Gazeta Web/ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)