Polícia Federal lança cartilha que alerta crianças sobre prevenção às drogas em Florianópolis

A Polícia Federal (PF) lançou nesta quarta-feira, em Florianópolis, a cartilha O Brasileirinho para informar as crianças que a prevenção é a principal forma de combate às drogas. O público alvo são alunos de sete a 10 anos.

O livro tem 26 páginas e traz ilustrações e orientações para as crianças. Ensina como agir se forem abordadas por estranhos ou se alguém oferecer uma bala na saída da escola. A ideia é que todos alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental recebam o material, que deverá ser usado em sala de aula.

A cartilha não aborda só o problema de drogas proibidas, como maconha e cola. Trata também das permitidas, como álcool e cigarro. O projeto foi desenvolvido pela associação dos funcionários da PF e aprovado pelo Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas.

O secretário de Educação de Florianópolis, Rodolfo Pinto da Luz, diz que nunca é cedo para falar sobre drogas. O que precisa, avalia ele, é saber a forma de abordar o assunto com as crianças. Para isso, professores da rede municipal estão sendo capacitados.

Para o delegado Ildo Rosa, quanto mais cedo o assunto for tratado nas escolas, melhor.

Depois da cerimônia de lançamento de O Brasileirinho, alunos da Capital conheceram carros da PF e cães farejadores.
Fonte:Diário Catarinense/ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)