“Dependência de drogas acontece pelo livre acesso.Por isso sou contra a legalização.”(Dra. Nora Volkow)

Ela utiliza tomografia cerebral para investigar os efeitos tóxicos das drogas. E afirma: “ A dependência é uma doença crônica no cérebro humano. ” Declaração da psiquiatra Nora Volkow , eleita recentemente pela revista Time “ como uma das cem pessoas mais influentes do mundo”. Ela enfatiza: “Drogas causam doença grave. Por isso sou contra a legalização das drogas.Não é questão ideológica. É epidemiológica.”

Diretora do Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas (Nida) dos EUA, a dra. Nora Volkow afirma que a dependência de substâncias químicas afeta uma região do cérebro chamada córtex orbitofrontal, responsável pela tomada de decisões. “Essas pessoas perdem o livre arbítrio para dizer não”. A especialista explicou, ontem ,em São Paulo a 400 profissionais de saúde , reunidos na Universidade Federal de São Paulo , os resultados das pesquisa que realiza nos EUA sobre as alterações no cérebro causadas pela dependência química.

Ela alertou: “Na infância e na adolescência, o cérebro é muito plástico [fácil de ser ´modelado´]. isso é bom para o aprendizado, mas ao mesmo tempo ajuda a pessoa a se tornar dependente de drogas.”

Enfática, criticou proposta de legalização das drogas: “A dependência acontece pelo acesso livre às drogas, e por isso sou contra a legalização. Hoje os maiores vícios que temos são álcool e nicotina, não porque são as drogas que causam mais dependência, mas porque são as mais disponíveis. Não é uma questão ideológica. É uma questão epidemiológica. ”
Fonte:Jovem Pan – Izilda Alves
Fonte:UNIAD – Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas