Alagoas discute na terça (20) estratégias para reduzir tabagismo

Alagoas discute na próxima terça-feira (20) estratégias para a redução da prevalência do tabagismo. O encontro promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), reunirá técnicos da Promoção da Saúde e das Vigilâncias Sanitárias estadual e municipais, além do diretor nacional de Controle do Tabagismo, Humberto Martins, do Ministério da Saúde (MS). O evento, será realizado a partir das 9h, no auditório do Conselho de Psicologia.

“A Sesau tem procurado proporcionar melhores condições para ampliação do controle do tabagismo, capacitando profissionais de Saúde para o tratamento do fumante, promovendo campanhas educativas e outras ações relevantes para redução da prevalência do tabagismo em Maceió e nos demais municípios”, antecipou a diretora de Promoção da Saúde, Eliana Padilha.

Segundo a técnica da Vigilância Sanitária Estadual, Edileuza Rodrigues, durante a reunião, os gestores municipais receberão orientações sobre a importância da vigilância para atuar na fiscalização nos ambientes fechados e dos derivados do produto.

De acordo com Humberto Martins, o Ministério da Saúde tem realizado um trabalho sistemático nos estados brasileiros, voltados para fiscalização dos produtos derivados do tabaco e, também dos ambientes livres de tabaco. “A ação é destinada aos técnicos das vigilâncias sanitárias, para que em seus estados fiscalizem esses locais”, informou, acrescentando que o País tem avançado na política de combate ao tabagismo, fiscalizando propaganda e as empresas, como forma de reduzir o número de fumantes.
Fonte:Primeira Edição/UNIAD – Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas