ONU e Instituição Padre Haroldo firmam parceria para tratar trabalhadores dependentes de álcool e drogas

Com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), organismo da ONU – Organização das Nações Unidas, a Instituição Padre Haroldo, com 32 anos de experiência e considerada como uma das três melhores comunidades terapêuticas do mundo, realizará programa de sensibilização para o tratamento de dependentes químicos atuantes no mercado de trabalho.

O Programa de Imersão no Tratamento de Dependência Química, com proposta de imersão de 7 dias e construção de um projeto terapêutico individualizado, será lançado oficialmente no dia 07 de maio, na sede da entidade, em Campinas/SP. No evento, um café da manhã, os profissionais da Instituição Padre Haroldo apresentarão o conteúdo da primeira edição do programa, que ocorrerá entre os dias 23 e 30 de maio.

De acordo com estimativas realizadas pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), o Brasil perde por ano US$ 19 bilhões de absenteísmo, acidentes e enfermidades causadas pelo uso do álcool e outras drogas.

Estatísticas recentes apontam o Brasil entre os cinco primeiros do mundo em número de acidentes no trabalho. São, em média, 500 mil por ano e 4 mil deles resultam em mortes.

Os dados do CEBRID (2005) relatam de que no Brasil 12.3% da população é dependente de álcool, sendo que 1,2% dos entrevistados já tiveram complicações decorrentes do uso de álcool e outras drogas no trabalho.

Neste panorama, voltado para os adultos masculinos e femininos, usuários, abusadores e dependentes de substâncias psicoativas e seus familiares, surge o Programa de Imersão no Tratamento de Dependência Química com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida de trabalhadores em situação de uso problemático de drogas lícitas e ilícitas, contribuindo para as condições de trabalho dos mesmos e para desempenho geral de suas funções nas empresas beneficiárias.

A Instituição
A Associação Promocional Oração e Trabalho (APOT) – Instituição Padre Haroldo, fundada há 32 ANOS, é uma entidade com certificado de fins filantrópicos, cuja missão é proporcionar ao ser humano oportunidades para viver com dignidade, livre dos transtornos decorrentes do uso e abuso das drogas lícitas e ilícitas, através da prevenção universal, seletiva e indicada.

No âmbito da prevenção universal, educação e informação estão a serviço da sociedade, alertando sobre os riscos da doença da dependência do álcool e outras drogas.

Cursos profissionalizantes para a comunidade carente, visando proporcionar oportunidades de trabalho digno aos jovens destas comunidades são as ações no aspecto seletivo.

E, na prevenção indicada, a instituição utiliza usa metodologia que é referencia internacional, trabalhando com os dependentes em regime de residência, numa proposta de mudança de comportamento diante de sua visão de mundo, proporcionando a eles a possibilidade de adquirir condutas que o ajudarão a enfrentar sua doença, mantendo-a sob controle e mudando seu estilo de vida, através da trilogia laborterapia, conscientização e espiritualidade.

Em 2006, a instituição foi reconhecida como uma das três melhores comunidades terapêuticas para recuperação de dependentes químicos do mundo. Padre Haroldo, seu idealizador e fundador, recebeu em Nova York o premio Harry Sholl Award durante a 23ª Conferência da Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas.

Ficha Técnica – Lançamento do Programa de Imersão no Tratamento de Dependência Química
Data: 07 de maio de 2010
Horário: 8h30
Local: Centro de Convenções Inácio de Loyola
Endereço: Rua Dr. João Quirino do Nascimento, 1601 – Campinas – São Paulo
Inscrições: (19) 3794-2525 com Camila Volpe.
Autor: Rafaella Azevedo
OBID Fonte: Butterfly Comunicação