fbpx

Dia Mundial sem Tabaco terá plantio de flores

Esse ano, a Organização Mundial da Saúde, OMS, escolheu como tema para as atividades comemorativas do Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, “Gênero e tabaco com ênfase no marketing para mulheres”.

As ações visam a alertar sobre as estratégias que a indústria do tabaco utiliza para atingir o público feminino e acerca dos males que seus produtos causam à saúde da população e ao meio-ambiente.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer, INCA, desenvolveu peças promocionais para uma campanha com o slogan “Mulher, você merece algo melhor que o cigarro!”. As peças trazem a imagem de flores como um contraponto à do cigarro. As flores representam proteção ao meio-ambiente, beleza e qualidade de vida, contrastando com o cigarro que representa desmatamento, envelhecimento precoce e problemas de saúde.

No Rio de Janeiro, a principal ação que marcará a data é o plantio de flores no jardim em frente ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, parceiro na luta contra o tabagismo. Paralelamente, haverá plantio em outros pontos da instituição: próximo ao Centro Tecnológico e Centro de Ciências da Matemática e da Natureza, à Faculdade de Letras, à nova ciclovia, Reitoria e Copead.

Também está programada panfletagem no Campo de Santana e em academias exclusivas para mulheres.
Fonte:INCA – Instituto Nacional de Câncer, Ministério da Saúde