Escolas públicas começam a conhecer Plano de Prevenção às Drogas

A Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seed) iniciou mais um ciclo de formação do Plano de Prevenção às Drogas. Coordenada pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) e Departamento de Educação (DED), a formação objetiva levar aos gestores e professores das escolas da rede pública estadual e municipal do estado informações acerca do papel da escola no enfrentamento de problemas que envolvem o consumo de drogas entre estudantes. Um primeiro ciclo foi realizado em 2009.

O clico deste ano teve início no dia 12 de maio, no município de Estância, território Sul do Estado. Já nos próximos dias 19, 20 e 21 a formação acontecerá no centro social do município de Macambira. Em 2010, o Plano, que segue as diretrizes do Programa de Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), dará ênfase a temas relacionados ao Crack.

O professor Roosevelt Rodrigues Costa é coordenador da Divisão de Projetos do Dase e facilitador das formações. Segundo ele, a Seed quer discutir o tema com professores, gestores e com os alunos de todas as regiões até o final do ano. “A escola é o espaço onde os adolescentes vivem muito tempo. Por isso é importante envolver sua comunidade nesta discussão”, disse Roosevelt Rodrigues.

O coordenador explicou que essa ação não consiste em um trabalho pontual diante da constatação de consumo de drogas em determinada unidade escolar, mas sim em uma decisão de atuar na formação integral dos alunos de acordo com as circunstâncias do mundo de hoje.

Parceria
Nas escolas, as atividades são fortalecidas graças à parceria da Seed com os profissionais das áreas da saúde e ação social. “Essa união intensifica as ações e é o início da formulação de uma rede de proteção que beneficiará toda a comunidade escolar”, completou o coordenador da Divisão de Projetos do Dase.
Autor: Da redação
OBID Fonte: Plenário