Projeto capacita profissionais para lidar com drogas e violência em Três Rios

O Polo de Pesquisa em Psicologia Social e Saúde Coletiva (Popss) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou, este ano, a capacitação de profissionais e a implementação de políticas preventivas em relação à violência doméstica e ao uso de álcool, tabaco e outras drogas em Três Rios (RJ). O projeto, em parceria com a prefeitura da cidade, acontece pela primeira vez fora de Minas Gerais.

Durante abril e ainda este mês, o Popss observou o funcionamento e a dinâmica dos serviços oferecidos pelo Programa de Saúde da Família (PSF) de Três Rios que conta com 22 equipes e é a principal forma de acesso de muitos usuários ao sistema de saúde. Foi feita uma coleta de dados que serão usados posteriormente nas etapas previstas de capacitação e acompanhamento dos profissionais em serviço e de sensibilização de atores chave da comunidade.

O professor Telmo Ronzoni, do Departamento de Psicologia, explica que, para a adesão de um município ao projeto, é feito um contato e uma avaliação prévia. “A escolha de Três Rios se deu porque a cidade já tinha uma equipe que lidava com essa área e já havia, então, um precedente para a implantação do projeto.” O município conta com uma rede de apoio social ampliada para usuários de drogas, bem como serviços de atendimento a vítimas de violência.

Para Ronzoni, essa abrangência do projeto é importante. “Alcançar outro estado só mostra o quanto a UFJF é valorizada por outras cidades. Somos uma equipe que conta com 12 pessoas, entre alunos, professores e pesquisadores, que tem o apoio das cidades para continuar se expandindo.”

O projeto
O trabalho surgiu a partir de um projeto de pesquisa coordenado pelo professor Telmo Ronzoni e é parte de uma linha de pesquisa e extensão que o Popss desenvolve desde 2003 na região da Zona da Mata de Minas Gerais.
Recebe apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS); da Universidade de Connecticut (Estados Unidos); e é financiado pelo CNPq e pelo Ministério da Saúde. O Polo participa, ainda, dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde Coletiva da UFJF.

Cerca de 500 profissionais de saúde já participaram da qualificação promovida pelo Popss em oito municípios da Zona da Mata mineira: Ewbank da Câmara, Guarani, Juiz de Fora, Lima Duarte, Rio Novo, Rio Pomba, Santos Dumont, São João Nepomuceno. Cidades interessadas em participar podem se informar no endereço http://www.ufjf.br/popss/capacitacoes/

Outras informações: (32) 3229-3117 (Popss) www.ufjf.br/popss
Autor: Monique Soares
OBID Fonte: Panorama Regional