Narguilê é tão prejudicial quanto o cigarro, diz pesquisa

Ao menos no Canadá, muitos jovens parecem acreditar que narguilês e outros cachimbos de água são mais seguros que cigarros, dizem alguns pesquisadores.

Para um estudo que aparece na edição atual do jornal Pediatrics, cientistas em Montreal enviaram questionários, em 2007 e 2008, a 1.208 pessoas com idades entre 18 e 24 anos que haviam participado de um estudo anterior sobre uso de nicotina por adolescentes. Três quartos responderam os questionários.

Daqueles, 23% afirmaram ter fumado tabaco num cachimbo de água durante o ano anterior, embora a maioria tenha dito que o fez menos de uma vez por mês. Nos Estados Unidos, estudos com alunos universitários estimaram que de 9 a 20% haviam usado narguilê no mês anterior.

A autora sênior do artigo, Jennifer O´Loughlin, professora de epidemiologia da Universidade de Montreal, disse haver diversos mitos, bastante disseminados, de que os cachimbos de água seriam mais seguros que cigarros.

“Um mito diz que, como a textura é mais suave, ele seria menos tóxico, e que a água filtra as toxinas”, disse O´Loughlin. “Isso não é totalmente válido”. Na verdade, segundo ela, os cachimbos podem expor os fumantes a quantidades ainda maiores de nicotina e metais pesados do que os cigarros.
Fonte:Olhar Direto/ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)