Polícia Civil inicia projeto educativo para prevenção à violência e às drogas

Após uma solenidade de abertura, às 9h desta quinta-feira, no auditório da Administração do Guará, a Academia da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em parceria com a Regional de Ensino do Guará, inaugurou o projeto “Educar com Segurança”. Trata-se de um curso que pretende capacitar pais, alunos e professores das escolas públicas de todo o DF para atuarem como agentes multiplicadores de informação na prevenção à violência e ao uso de drogas.

As aulas começarão na próxima segunda-feira (31/5) e devem seguir até o dia 21 de junho, com os horários matutinos e vespertinos destinados aos alunos e professores, e noturnos para os pais e responsáveis. Policiais civis capacitados pela Academia e formados em áreas como Psicologia, Informática, Tecnologia da Informação e Legislação do Estatuto da Criança e do Adolescente se encarregarão de conduzir o curso.

Os temas abordados envolvem assuntos polêmicos como: Drogas e Prevenção (como identificar um usuário, malefícios do uso e prevenções); Violência em suas diversas modalidades (brigas nas escolas e bullying); Violência Doméstica; Legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos e deveres dos jovens); Uso da Internet e dos sites de relacionamento, como o Orkut, Twitter e Windows Live Messenger (como utilizar sem praticar ou ser alvos de crimes).

Para a diretora da Academia da PCDF, Eneida Orbade de Britto, a iniciativa se fez necessária por conta do distanciamento dos pais com os filhos, de modo que os valores morais não estariam sendo educados da forma apropriada. “Ultimamente, a polícia tem lidado muito com anti-valores dos jovens. Os repreendemos por coisas que deveriam ser educadas do âmbito da família. Organizamos este projeto como uma forma de prevenção contra isso”, comentou.
Autor: Da redação
OBID Fonte: Correio Braziliense Web Online