Maquete mostra o Pulmão por Dentro

No Ano do Pulmão, a Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SMPCT) convida a população a dar uma volta pelo órgão. Até domingo, na Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, uma maquete de 190 metros quadrados está aberta ao público. Médicos são os guias nessa viagem e alertam sobre as principais doenças pulmonares.

“Fiquei curioso porque uso aquela bombinha de ar”, diz o pequeno Bruno Melo, de 7 anos, que insistiu para que a mãe o levasse até o pulmão gigante.

Curiosa e divertida para as crianças, a visita pelo pulmão é um puxão de orelha para os fumantes. “O cigarro é apontado como o culpado por 80% das doenças pulmonares. E, mesmo aquelas que não têm relação direta com o tabagismo, têm manifestações mais graves em pessoas que fumam”, alerta a médica Mariana Pimenta, da SMPCT.

As primeiras fotos expostas no tour pelo pulmão são a comparação entre o órgão de um não fumante e de um fumante. A primeira é um pulmão rosa e cheio. O segundo assusta qualquer turista do órgão: ele está murcho e preto.

A maquete pode ser visitada até domingo, entre 8h e 17h.
OBID Fonte: Diário da Tarde