Postos de Saúde têm Programa de Controle do Tabagismo

A psicóloga Sônia Garcia informou ontem que o Programa de Controle do Tabagismo, oferecido pela Secretaria de Saúde (SMS), já está com reuniões marcadas nos postos de Saúde da Vila Vicentina/Santo Amaro, Paraíso, Fazenda da Barra III, Manejo, no distrito de Engenheiro Passos e no polo do Centro Administrativo da prefeitura para os servidores municipais.

Qualquer pessoa interessada em parar de fumar pode procurar uma destas unidades, onde o tratamento é gratuito.

Segundo Sônia Garcia, que é coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, além das sessões de terapia, os pacientes recebem adesivos e gomas de mascar, que são repositores de nicotina. Ela também explicou que em caso de necessidade, o médico do posto poderá fazer prescrição de medicamento visando diminuir a ansiedade e aliviar os sintomas da síndrome de abstinência do cigarro. “O Programa de Controle do Tabagismo desenvolvido pela prefeitura na rede pública segue as normas do Ministério da Saúde, onde é proposto um tratamento individual, com abordagem em grupo. Por meio dos adesivos e das gomas, a nicotina é retirada gradativamente do organismo do paciente”, explica a psicóloga, informando que o programa conta ainda com uma enfermeira.

A coordenadora explica que durante a primeira sessão as pessoas interessadas em abandonar o vício passam por uma avaliação do grau de dependência. “De acordo com o resultado, é proposto um tratamento específico para o paciente”, esclareceu Sônia, lembrando que no final do mês passado, médicos e enfermeiros da rede municipal de Saúde participaram de um curso de capacitação no Hospital de Emergência. “O objetivo do curso foi formar multiplicadores das ações de controle ao tabagismo dentro dos postos de saúde”, comentou.

Quem tiver interessado em participar do Programa de Controle do Tabagismo pode comparecer a uma das reuniões dos grupos: Centro Administrativo da Prefeitura, segundas-feiras, às 16 horas; Posto da Vila Vicentina/Santo Amaro, terças-feiras, às 14 horas; Posto do Paraíso, quartas-feiras, às 14 horas; Posto da Fazenda da Barra III, quintas-feiras, às 14 horas; Posto do Manejo, quintas-feiras, às 16 horas, e no Posto de Saúde do distrito de Engenheiro Passos, sextas-feiras, às 8 horas.
Fonte:A Voz da Cidade/ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)