Educação realiza ações de prevenção e combate ao crack

Desde o mês de janeiro está sendo feito um trabalho de mapeamento da situação do consumo de drogas nas unidades escolares.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Educação (DED), está realizando uma série de ações voltadas ao combate e prevenção ao uso de drogas, com foco no crack. Desde o mês de janeiro está sendo feito um trabalho de mapeamento da situação do consumo de drogas nas unidades escolares, visando criar um banco de dados qualitativo e quantitativo. De acordo com a diretora do DED, professora Maria Isabel Ladeira, essas ações estão sendo feitas em todas as escolas estaduais de Sergipe.

Ela disse que outras atividades serão realizadas com o objetivo de proporcionar à comunidade escolar a oportunidade de mobilizar alunos e professores para atividades extraclasse, relacionadas ao uso do crack. Desde o início do mês de junho estão sendo realizados nas escolas concursos de desenho, redação, poesia, música e vídeo. No mês de agosto, será promovido o Concurso Estadual de Paródias sobre prevenção.

Já no dia 9 de setembro haverá a mobilização das escolas para a apresentação dos trabalhos inscritos nos concursos. Além disso, a Seed, em parceria com o gabinete da primeira-dama, Eliane Aquino, e sob a coordenação do DED, realizará, neste mesmo dia, a gincana artística e cultural intitulada educação a favor da vida e contra o crack. O evento, que acontecerá em todas as escolas da rede estadual de ensino, terá como objetivo provocar a reflexão e discussão sobre as causas e consequências do consumo de drogas. E no mês de outubro haverá a 3ª Mostra Estadual do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE).

Formação

Izabel Ladeira destacou que no que se refere à formação de pessoal, serão realizadas diversas capacitações para os professores e gestores escolares. Já estão em andamento as oficinas de prevenção ao uso de drogas com foco no crack. Os cursos começaram em maio e terminam em
agosto, com um público-alvo de 1.200 professores. Em agosto, a Seed, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, promove a oficina “Redução de danos: fundamentos teórico-metodológicos e funcionamento da rede de assistência ao usuário de drogas”. Este curso será voltado para 400 gestores escolares.

Também em agosto, em parceria com a Secretaria de Saúde, 200 professores participarão da oficina “A problemática do crack no organismo e as implicações sociais e psicológicas”. Já no mês de setembro, a Seed, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), realizará a oficina “O papel da escola no processo de prevenção”. O curso será destinado a 200 professores e gestores.

Concurso artístico e cultural

Ainda no eixo formação, a Secretaria de Estado da Educação, juntamente com o gabinete da primeira-dama do Estado, vai promover um concurso artístico e cultural. No período de 1º de junho a 31 de agosto, os alunos que quiserem participar poderão inscrever os seus trabalhos, que poderão ser de desenho, poesia, vídeo, redação e música. Todos
Fonte:Plenário/ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)