Zona Norte ganha Ambulatório de Tratamento de Fumantes

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inaugurou nesta terça-feira (15) o sétimo Ambulatório de Tratamento de Fumantes da rede municipal de saúde.

A unidade vai funcionar na Policlínica José Antonio Silva, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, todas as zonas da cidade já possuem ambulatórios para atender as pessoas que necessitam de ajuda para deixar de fumar. A oitava unidade de tratamento está prevista para ser inaugurada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ainda este ano.

Técnica responsável pelo Programa de Combate ao Tabagismo na zona Norte, a enfermeira Amine Cruz, informou que desde o dia 31 de maio, quando aconteceu o Dia Mundial sem Tabaco, a Semsa está promovendo palestras sobre o novo serviço de atendimento aos fumantes na zona Norte. A ação deverá se estender às outras zonas da cidade.

As pessoas que desejam participar do programa devem ligar para o telefone 0800 280 8 280, onde receberão as instruções sobre a unidade de saúde que devem procurar para receber o atendimento especializado.

Fumantes

Segundo dados da Pesquisa Vigilância de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico 9 VIGITEL), realizada em 2008 pelo Ministério da Saúde, 15,2% dos brasileiros são fumantes. Em Manaus, esse porcentual é de 13,4%, prevalecendo o sexo masculino. A pesquisa também revela que 80% desejam parar de fumar, porém, apenas de 3% a 5% conseguem abandonar o hábito.
Fonte:Portal Amazônia/ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)