Queda da impulsividade no fim da adolescência faz jovem beber menos álcool

Mudança ocorre entre os 18 e 25 anos, segundo pesquisa norte-americana.

Estudo da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, concluiu que jovens entre 18 e 25 anos que apresentaram quedas na impulsividade também passaram a consumir menos bebidas alcoólicas durante este tempo. A ideia contraria a tese de que o comportamento impulsivo é um traço de personalidade que persiste ao longo da vida das pessoas, segundo Andrew Littlefield, doutorando em psicologia clínica da universidade.

Ao contrário, o estudo constata que mudanças na personalidade desses jovens podem estar ligadas as experiências no trabalho e na vida pessoal, como em relacionamentos amorosos que acontecem no fim da adolescência.

– Há mudanças durante o começo da idade adulta, entre os 18 e 35 anos, que acontecem por questões individuais e de mudança de personalidade que estão relacionadas ao consumo do álcool ou de problemas relacionados a ele.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores coletaram dados de uma pesquisa com jovens com risco alcoolismo que relataram suas experiências com bebidas no primeiro ano da universidade.

A partir desses dados, os pesquisadores foram capazes de medir as diferenças de nível, a estabilidade e a mudança na impulsividade e como estas mudanças estavam relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. A partir da divisão de grupos com padrões semelhantes de personalidade, foi possível chegar a essa conclusão.
Fonte:R7/ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)