Mais de duas mil pessoas vão participar de videoconferências na Bahia

As videoconferências que serão realizadas nesta quarta-feira (28), nos auditórios do IAT e da UNEB, fazem parte das ações do “Plano Operativo Tripartite do Programa Federal: Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência”.

Pelo menos 2.280 pessoas devem participar, nos auditórios de Salvador e de 13 municípios onde existem Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS/AD), das duas videoconferências promovidas pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) nesta quarta-feira (28). As videoconferências vão esclarecer aos profissionais de saúde, assistentes sociais e educadores de escolas públicas, dúvidas sobre drogas e sobre o “Curso Educador”, às 9h, e o “Curso Supera”, às 14h30.

O evento acontecerá no Auditório do Instituto Anísio Teixeira – IAT, Estrada da Muriçoca, s/n – Paralela; e poderá ser acompanhado no Auditório da Universidade Estadual da Bahia – Rua Silveira Martins, 2555, Cabula e pela Rede Estadual de Ensino à Distância. As palestras também podem ser acompanhadas, simultaneamente, pelo site: http://ead.sec.ba.gov.br/media. Após as vídeoconferências serão abertas inscrições, no começo de agosto, no site do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (OBID), para os cursos “Prevenção para educadores” e “SUPERA”, com previsão de capacitar 15 mil pessoas.

Esta é mais uma das ações desenvolvidas pelo Governo Estadual através das Secretarias da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Educação, Saúde, Segurança Pública, Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Relações Institucionais, Conselho Estadual de Entorpecentes e as Prefeituras de Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho. A ação faz parte de um pacto Tripartite entre Governos Federal, Estadual e Prefeituras e integram o “Plano Operativo Tripartite do Programa Federal: Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência” que prevê 94 ações nas áreas de mobilização, prevenção, tratamento e reinserção social.

Curso Educador

O “Curso Educador” pretende capacitar professores, coordenadores e gestores de escolas públicas para o desenvolvimento de programas de prevenção ao uso de drogas e outros comportamentos de risco no contexto escolar. A proposta do Programa é levar o debate sobre as drogas para a sala de aula, como medida preventiva e educativa sobre o assunto. Serão 21 escolas beneficiadas em todo o estado. A videoconferência começará às 9h.

Curso Supera

O Curso Supera (Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substancias Psicoativas: Encaminhamento, Intervenção Breve, Reeinserção Social e Acompanhamento) tem o objetivo de capacitar, na modalidade à distância, profissionais da área de saúde em ações preventivas do uso de drogas e de outros comportamentos de risco, detecção do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas, assim como no encaminhamento de usuários com problemas e na realização de procedimentos de intervenção breve e reinserção social. A videoconferência começará às 14h30.
Autor: Assessoria de Imprensa
OBID Fonte: Governo do Estado da Bahia