Furg promove passeio cultural com jovens

Um passeio cultural encerra, nesta terça-feira, 17, as atividades da 18ª edição do Projeto Educativo De Bem com a Vida, promovido pelo Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos da Universidade Federal do Rio Grande (Cenpre/Furg). O passeio integra a programação alusiva aos 41 anos da Furg, com saída às 13h30min do Cenpre, Área Acadêmica do Hospital Universitário. Na programação oficial das comemorações, a atividade, por um engano, foi prevista para segunda-feira, 16.

A 18ª edição do De Bem com a Vida iniciou-se em junho, envolvendo 21 estudantes de 12 a 15 anos, integrantes do Pró-Jovem, um programa do governo federal vinculado à Prefeitura de São José do Norte. Os jovens nortenses visitarão a Estação de Apoio Antártico (Esantar), no Campus Carreiros da Furg, e o Museu Náutico da Furg, no pavilhão 4 do Porto Velho.

O grupo recebeu, no último dia 10, o atestado de multiplicador, como certificado de participação no projeto, em solenidade realizada no prédio da Promotoria de Justiça de São José do Norte, com a presença dos familiares. Para uma das coordenadoras do projeto, professora Eli Sinnott Silva, a presença da família foi extremamente positiva. “Todas as mães participaram e muitos pais também”, ressalta.

Durante nove encontros, os adolescentes participaram de oficinas e dinâmicas informativas, com o objetivo de formar multiplicadores de prevenção ao uso de drogas e também conscientizar o uso de novas posturas saudáveis. As 40 horas de atividades foram desenvolvidas no Cenpre, no Hospital Universitário (HU) Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior, em duas tardes por semana, com transporte garantido pelo Pró-Jovem e lanche pelo Cenpre/Furg.

O projeto
Além da edição para São José do Norte, em 2010, o De Bem com a Vida já realizou uma edição durante o verão, no Balneário Cassino, e prepara a próxima para outubro em Rio Grande. Participam das atividades, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social indicados por escolas, entidades ou instituições. O Cenpre/Furg já está trabalhando na seleção dos novos participantes, com previsão de 20 a 25 vagas, e as entidades interessadas podem entrar em contato pelo telefone 3233.0202.

As edições de 2010 estão sendo realizadas com recursos do Programa de Extensão Universitária Proext 2009, da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC/SESu). Os recursos para 2011 já estão garantidos, pela aprovação do programa “Cenpre – Programa de Prevenção e Saúde para Dependentes Químicos”, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/Furg), no edital do Proext 2010.
Autor:
OBID Fonte: Jornal Agora