Vida. Dê a preferência: Semana de prevenir o uso de drogas

Lançamento da campanha, ontem, teve a participação de representantes do Comad e Comseg, de Estrela.

A I Semana de Prevenção à Drogadição do município, Vida. Dê a Preferência foi aberta oficialmente ontem, durante encontro entre autoridades locais e comunidade, no auditório da Câmara de Vereadores. O evento teve a participação de representantes do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) e do Conselho Municipal de Segurança (Comseg), além de membros da prefeitura e Brigada Militar. Na ocasião, a secretária executiva do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen/RS), Maria do Horto Alves de Andrade, discorreu quanto à importância de conscientizar a comunidade sobre o problema da drogadição.

“O Conen não quer impor leis de combate às drogas aos municípios, mas incentivá-los a criá-las e auxiliar no cumprimento e manutenção dessas normas”, afirmou Maria. Dos 496 municípios gaúchos, diz, apenas 70 dispõem de conselhos próprios que visam o combate ao uso de entorpecentes. “Prevenção é muito importante e, por isso, devemos nos organizar para mostrar às comunidades todo o problema que a droga pode trazer”, observa a secretária, que sugeriu um programa voltado especialmente à conscientização de educadores e famílias.

“Têm pais que outorgam às escolas a responsabilidade de educar seus filhos, mas isso está errado. O colégio existe para cuidar de questões culturais”, define Maria. Para a presidente do Comad, Maristane Kauffmann, o evento servirá para mostrar à comunidade a “rede social” de que o município disponibiliza para combater o problema. “Ficará visível a maneira como nos organizamos e os diversos órgãos envolvidos na questão”, projeta. A rede é composta de diversos órgãos, inclusive o Comseg, presidido pelo delegado de Polícia Civil, João Antônio Merten Peixoto. “Aproximadamente 65% dos casos envolvendo violência doméstica envolve o uso de álcool”, informa ele.

A Semana de Prevenção à Drogadição continua até o dia 17, com atividades durante toda a semana (veja quadro). Na sexta-feira, o encerramento ocorrerá com a II Caminhada Vida. Dê a Preferência, a partir das 14h, em frente da Brigada Militar até o Parque Princesa do Vale. A iniciativa é uma promoção da prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, Serviço de Assistência Especializada e Ministério da Saúde.
Fonte:O Informativo do Vale/ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)