4ª edição do Curso SUPERA tem 5 mil vagas para profissionais de saúde e assistência social

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Gabinete de Segurança Institucional, da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Justiça, promove a quarta edição do curso SUPERA (Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas: Encaminhamento, Intervenção Breve, Reinserção Social e Acompanhamento).

O curso SUPERA é executado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na modalidade de Educação a Distância (EaD). As edições anteriores já contaram com a participação de quinze mil profissionais da Rede Básica de Saúde e das Unidades de Referência para tratamento de usuários de álcool e outras drogas em todo o País. A atual edição oferece 5.000 vagas para capacitação dos profissionais de saúde, com prioridade para as áreas atendidas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), contemplando as ações previstas no “Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas”.

Objetivo:

Capacitar profissionais da área de saúde para a correta identificação e diagnóstico dos usuários de álcool, crack e outras drogas, com o fornecimento de princípios e técnicas atualizados cientificamente dos diferentes modelos de tratamento, intervenção e encaminhamento, em consonância com as orientações e diretrizes da Política Nacional sobre Drogas (PNAD) e da Política Nacional sobre o Álcool (PNA).

Metodologia:

Todo o processo de aprendizagem é interativo e os alunos terão acesso a várias ferramentas de EaD, incluindo um kit de material didático (livro-texto e vídeo ilustrativo), acesso à internet, participação em fóruns e teleconferências com profissionais especialistas em atenção e tratamento das questões relativas ao uso de álcool, crack e outras drogas. Ao final do curso, os aprovados receberão certificado de curso de Extensão Universitária, com carga horária de 120 (cento e vinte) horas, emitido pela UNIFESP.

SERVIÇO:

As inscrições podem ser efetuadas a partir do dia 22 de outubro de 2010 pelo site:
http://www.supera.senad.gov.br

Mais informações pelos sites: www.obid.senad.gov.br ou www.supera.senad.gov.br
Autor:
Fonte: OBID