Polônia proíbe fumo nos espaços públicos

A Polônia introduziu nesta segunda-feira a proibição de fumar na maioria dos espaços públicos, com multas de até 125 euros para quem descumprir a nova lei.

Desde agora estará terminante proibido fumar em hospitais, escolas, paradas de ônibus e recintos esportivos.

Os fumantes contarão com uma pequena indulgência em locais de lazer, onde se a superfície do estabelecimento superar os cem metros quadrados será possível habilitar espaços condicionados para a fumaça.

As universidades, estações ferroviárias, aeroportos e centros de trabalho também se beneficiam desta indulgência parcial, e poderá contar igualmente com salas para fumantes.

A lei prevê que os locais ou instituições que não façam cumprir estas normas poderão ser multados em até 500 euros.

Com esta medida o Governo polonês se transforma no 11º membro da União Europeia a se somar à disposição do bloco para proibir o consumo de tabaco em espaços públicos fechados.

A nova legislação antitabaco será acompanhada com campanhas educativas para conscientizar os cidadãos dos prejuízos de fumar, ao mesmo tempo em que se prevê um forte aumento do maço de cigarros a partir de janeiro de 2011.

Atualmente um maço de cigarros custa na Polônia uma média de 2,5 euros, embora o Executivo pretenda encarecê-lo até situá-lo ao nível da média Europeia.
Autor:
OBID Fonte: EFE