Programa de Combate às Drogas forma mais 8.000 mil alunos em dezembro no RN

Governo do Estado do Rio Grande do Norte
O Programa Educacional de Resistências às Drogas – Proerd forma uma nova turma de 8.000 alunos de 110 escolas da rede de ensino público estadual e municipal de Natal.

A solenidade está marcada para o próximo dia 11 de dezembro, às 9 horas, no Ginásio Poliesportivo Nélio Dias, na Zona Norte de Natal.

Os alunos formandos cursam o 5º ano do ensino fundamental, que são crianças na faixa etária entre 9 a 12 anos, 7º ano do ensino fundamental, adolescentes na faixa etária entre 12 a 14 anos, e também com um curso específico para a comunidade.

Os cursos do Proerd, junto às crianças, foram desenvolvidos durante 4 meses. Uma vez por semana, durante uma hora, o policial militar instrutor do Programa, comparecia nas escolas atendidas para transmitir de forma lúdica e criativa, ensinamentos que despertam o sentimento de responsabilidade com a saúde, a vida, bem estar, futuro e a paz social.

Na solenidade de formatura, além das apresentações dos policiais militares instrutores, estão confirmadas as presenças da banda The Frois, dos cantores Isaque Galvão e Lane Cardoso e apresentação de artistas do Circo Grock.

Na área externa do ginásio estará sendo realizada a 3ª Mostra da Prevenção, aberta ao público das 8 às 12h, com diversos equipamentos de prevenção e de segurança das instituições parceiras do Proerd, como as Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, Grupos de Escoteiros, Desbravadores, entre outras entidades, além dos equipamentos, animais e veículos das diversas unidades da Polícia Militar.

A Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas – Cipred, responsável pelo desenvolvimento do Proerd no Estado, atua também em vários municípios em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e a Promotoria da Educação do Ministério Público no Programa Ronda Escolar Comunitária, que através do policiamento ostensivo preventivo no entorno das escolas iniciado em junho de 2010, tem conseguido excelentes resultados na diminuição da ação de aliciadores, dos confrontos entre grupos de jovens e traficantes de drogas, firmando-se como um forte parceiro das instituições de ensino na busca da paz nas escolas.

Além da formatura de Natal, várias outras formaturas do Proerd estão previstas neste mês de novembro:

Dia 17 (quarta-feira) em Natal, para 400 alunos do Senac, no Ginásio do Sesc Centro, e na cidade de Caraúbas, em torno de 1.500 alunos

Dia 19 (sexta-feira), na cidade de Bom Jesus, para cerca de 1.200 estudantes.

Dia 26 (sexta-feira), às 16h., em Parnamirim, na Cohabinal e em São Gonçalo do Amarante, no Ginásio do Centro. Às 19h, será a vez dos alunos da cidade de Cruzeta, no Clube do Centro.

Outras informações sobre o Proerd estão disponíveis no site www.proerd.rn.gov.br
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)