Ministério da Justiça lança debate online para atualização dos critérios de classificação indicativa de conteúdo

A sugestão é que as cenas de uso de drogas passem a compor os critérios da Classificação Indicativa de TV, Cinema, Jogos Eletrônicos e de Interpretação de Personagens (RPG).

O debate colaborativo online, foi lançado dia 18, pelo Ministério da Justiça, e acontecerá ao longo de trinta dias por meio de um ambiente virtual que pode ser acessado pelo endereço eletrônico: http://culturadigital.br/classind

O objetivo é estimular a participação da sociedade na avaliação e revisão da política pública de Classificação Indicativa de conteúdos de TV, Cinema, Jogos Eletrônicos e de Interpretação de Papeis.

Com uma abordagem informativa da proteção da infância e da adolescência, a política pública de Classificação Indicativa de conteúdos é historicamente resultante de discussões democráticas. A idéia é que as atualizações e o aperfeiçoamento se dêem por meio de amplos debates e ações articuladas entre atores governamentais e sociedade.

A Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD), pretende contribuir com este debate por meio da construção colaborativa deste instrumento de regulamentação de proteção dos direitos da criança e adolescente, e apoia a inclusão da temática “drogas” como um dos critérios a ser adotado nesta política.

O último debate para atualização das orientações práticas, parâmetros e metodologia da Classificação Indicativa ocorreu em 2006, resultando na edição do Manual da Nova Classificação Indicativa vigente. A novidade este ano é o debate em ambiente virtual, que além de possibilitar amplo acesso e transparência, está de acordo com um de seus motivadores: a ascensão de novas mídias e das formas com que os jovens se relacionam com elas.
Autor:
OBID Fonte: SENAD