INCA faz pesquisa com escolares do Distrito Federal para traçar a relação do estudante com o tabagismo

O Instituto Nacional de Câncer , em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, realizará na segunda quinzena de março a Pesquisa VIGESCOLA – Inquérito de Tabagismo em Escolares.

Endereçada aos estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio, o VIGESCOLA tem como principal objetivo monitorar a frequência do consumo de cigarros e as características do tabagismo entre jovens, sobretudo na faixa etária mais comum de iniciação.

No Distrito Federal foram selecionadas 25 escolas públicas e privadas e aproximadamente 2.500 alunos devem participar da pesquisa. A participação se dá através do preenchimento autônomo e anônimo de um questionário.

O estudo visa ainda obter informações sobre o perfil dessa população em relação a sua exposição precoce ao tabagismo no ambiente familiar e social e acesso ao produto e fatores de influência na iniciação ao uso do tabaco, nas diversas regiões do país.

Desde 2002, este Inquérito vem sendo conduzido no Brasil, pelo Ministério da Saúde, por intermédio do Instituto Nacional de Câncer, em parceria com a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS), Center of Disease Control (CDC/EUA) e secretarias de Saúde.
Fonte:INCA – Instituto Nacional de Câncer, Ministério da Saúde