Olhos também sofrem com uso de drogas

Dependência de substâncias como a cocaína pode provocar cegueira

As drogas, além de provocarem dependência, danos neurológicos e prejuízos sociais, também afetam os olhos, segundo os oftalmologistas. Isso vale para o uso crônico de cocaína, crack, heroína, LSD e também ecstasy – esse último, considerado de menor impacto por alguns usuários. Em alguns casos, o uso abusivo pode levar à cegueira total e parcial.

De acordo com os médicos, é comum que os consumidores de drogas procurem auxílio apenas depois que os danos já são irreversíveis.

Renato Neves, diretor do Eye Care Hospital de Olhos, na zona oeste de São Paulo, diz que, quando a droga entra na corrente sanguínea, sua toxicidade afeta o nervo ótico, levando a uma neuropatia ótica tóxica.

“A droga funciona como um solvente, provocando lesões no cérebro e atrofia do nervo ótico, levando à perda da visão. É o mesmo processo que ocorre com quem é exposto a agrotóxicos por muitos anos”.

Outra situação que pode levar usuários de droga a desenvolverem problemas é o fato de eles permanecerem por muito tempo com os olhos abertos.

“Pessoas sob o efeito de drogas pesadas perdem o reflexo de piscar os olhos, o que leva a um ressecamento”.

O uso de colírios para disfarçar os olhos vermelhos também pode aumentar o risco de catarata.
Autor:
OBID Fonte: Agência Estado