Cerca de 300 pessoas verificam risco de consumo de álcool, em MG

Isaúde.net
Durante evento, a população de Uberaba também foi orientada quanto ao consumo de álcool no ambiente familiar.

Cerca de 300 pessoas fizeram testes para verificar se tem hábitos de risco quanto ao consumo de bebidas alcoólicas durante a Semana do Alerta sobre o Uso do Álcool no Ambiente da Família, encerrada na semana passada, em Uberaba (MG). Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde do município passou orientações a população quanto ao consumo de álcool.

De acordo com informações da referência técnica do Programa Saúde em Casa, Valquíria Aparecida Getúlio, foram distribuídos material informativo à população. A técnica destaca que o Teste de Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool (AUDIT) já é uma ação para evitar a dependência.

” A partir do resultado, se constatada provável dependência, nós já orientamos a pessoa a procurar uma unidade básica de saúde ou o CAPS AD” , salienta. A data para fechamento da programação foi escolhida estrategicamente devido à aproximação das festas de fim de ano. ” Queremos alertar a população para beber dosagens menores e aproveitar o melhor das festividades” , destaca Valquíria.

Ainda de acordo com informações da prefeitura, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) também participou das atividades, distribuindo preservativos e tirando dúvidas da comunidade.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)