Combate ao cigarro na Espanha aumentará restrições ao fumo em 2011

O Globo Online
A partir do dia 2 de janeiro de 2011, fumar cigarro em qualquer local público fechado estará proibido em toda a Espanha

Uma lei aprovada pelo Congresso endurecerá as restrições ao fumo. Além da proibição já existente em restaurantes e discotecas, não haverá mais bares para fumantes e nem “fumadores” nos aeroportos. A proibição também foi estendida a portas de hospitais, parques e colégios. Também não será possível fumar em bingos e cassinos.

De acordo com o jornal “El País”, as novas medidas fazem da Espanha um dos países com mais restrições ao fumo no mundo. Apenas alguns estados no Estados Unidos proíbem o consumo de cigarros em locais ao ar livre, restrição que não chegou aos países da Europa onde leis antitabaco estão em vigor há anos.

A norma espanhola foi alvo de polêmica e um debate político de mais de um ano. O setor hoteleiro do país foi um dos que mais questionou as novas proibições, alegando que afetarão o turismo – responsável por 7% do PIB espanhol e 1,5 milhões de empregos.

Segundo dados oficiais, o tabaco é a maior causa de mortes evitáveis na Espanha. A cada ano, cerca de 60 mil pessoas morrem no país e 1.500 delas são consideradas fumantes passivos, afirma o “El País”.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)