Aprovado projeto sobre implantação do Cread

Cruzeiro do Sul
Implantação do Centro de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas (Cread) foi aprovado pelo Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid), órgão do Governo Federal.

O projeto desenvolvido no campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sobre a implantação do Centro de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas (Cread) do Município e região foi aprovado pelo Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid), órgão do Governo Federal. O trabalho é coordenado pelo professor Marcos Roberto Vieira Garcia e tem a vice-coordenação da professora Viviane Melo de Mendonça.

A proposta foi elaborada como requisito exigido no processo seletivo para apoio financeiro a projetos de implantação de Centros Regionais de Referência que atuarão na formação permanente dos profissionais das redes de atenção integral à saúde e de assistência social ao usuário de crack e outras drogas e seus familiares, explica a assessoria de Comunicação da UFSCar.

O campus Sorocaba disputou com universidades públicas com vasta experiência sobre o tema. Garcia diz que, apesar da instituição ser nova na cidade, o projeto tem todos os requisitos conforme o edital do concurso. ‘Disputamos com inúmeras universidades com mais de 20 anos de experiência em estudos na área da saúde e do usuário de drogas‘, disse. Antes de se tornar professor na UFSCar, Garcia trabalhou no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD) de São Paulo.

O Cread será financiado pelo Ministério da Saúde com recursos na ordem de R$ 300 mil, por um ano, embora o trabalho pretenda ter continuidade. A iniciativa teve apoio de outras instituições de Ensino Superior, entidades municipais e organizações não governamentais. O projeto terá quatro cursos voltados para o aperfeiçoamento e atualização sobre usuários de drogas, medicamentos, tipos de drogas, efeitos, danos à saúde, entre outros temas.

Os primeiros cursos serão realizados no primeiro semestre de 2011, no Núcleo de Extensão em Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) da UFSCar, localizado na rua Maria Cinto de Biaggi, 130, no bairro de Santa Rosália. Outras informações podem ser obtidas pelo do telefone (15) 3229-5948 ou pelo e-mail mgarcia@ufscar.br.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)