Menores representam 80% das apreensões por uso de drogas em Cornélio Procópio

O Diário.com
A Polícia Militar de Cornélio Procópio (70 quilômetros de Londrina), nesta terça-feira (8), apreendeu cinco adolescentes usando drogas.

As ocorrências envolvendo menores e o consumo de drogas está chamando a atenção das autoridades locais. De acordo com oficiais do 18º Batalhão da Polícia Militar (18º BPM) no município, nas abordagens a usuários de entorpecentes os adolescentes são maioria, com aproximadamente 80% dos casos.

Na primeira desta terça-feira, a abordagem foi a um garoto de 16 anos que foi encontrado em flagrante fumando maconha. Meia hora depois, um adolescente de 17 anos foi apreendido consumindo drogas com um grupo de amigos.

Na parte da tarde, outros dois menores – com 17 e 13 anos – também foram apreendidos com maconha. E um de 17 anos foi abordado quando tentava esconder duas pedras de crack. Todos eles foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil e interrogados, na presença dos pais ou do Conselho Tutelar.

O tenente do 18º BPM, Elder Dantas, informou que a apreensão de adolescentes está cada vez mais comum no município de Cornélio Procópio. “Das pessoas abordadas usando drogas, cerca de 80% são menores. Todas as tardes nós fazemos as apreensões e notificamos os pais, mas é uma situação difícil. Como eles não recebem punição, logo são novamente encontrados consumindo”, explicou.

O tenente disse ainda que é preciso tratar a questão das drogas como um problema de saúde pública e que os pais precisam orientar melhor seus filhos. “Os pais precisam saber o que fazer quando encontram os filhos consumindo maconha, por exemplo. Nós vemos muitas situações de vício porque a família e o poder público falham no tratamento dos adolescentes dependentes”, afirma.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)