fbpx

Projeto proíbe venda de narguilé a menores em Brasília

Destak Jornal
A venda de narguilé, espécie de cachimbo de água utilizado para fumar essências e sinônimo de diversão para muitos jovens e adultos, pode ser proibida para menores de 18 anos em Brasília.

Estimulada por uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) sobre os efeitos nocivos do uso do objeto, a deputada distrital Liliane Roriz (PRTB) apresentou nesta semana, na Câmara Legislativa do DF (CLDF) um projeto de lei que prevê a proibição.

De acordo com o estudo do pneumologista e professor de medicina da UnB Carlos Alberto Viegas, uma sessão de uso do narguilé equivale ao consumo de mais de cem cigarros.

“O tabaco utilizado para o uso do narguilé tem quase o dobro da quantidade de nicotina do cigarro”, explica. “A nicotina é justamente a droga que causa dependência.” Outro fator agravante apresentado no estudo é a combinação de tabaco aromatizado com o carvão utilizado para queimá-lo. A mistura coloca o apreciador do produto em contato com mais nicotina, cromo e chumbo, metais pesados, diz o estudo.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)