Laranjeiras vai ganhar espaço para atendimento a menores envolvidos com drogas

O Dia Online
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) inaugura na próxima terça-feira a Casa Viva, novo espaço em Laranjeiras destinado ao acolhimento e atendimento especializado a crianças e adolescentes com envolvimento com drogas.

Em parceria com Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), a unidade irá atender 25 crianças e adolescentes que foram retirados das ruas.

Na instituição, os jovens irão receber o suporte necessário à sua recuperação. Será um espaço diferenciado, com tratamento individualizado em saúde e na área psicossocial, além de atividades recreativas, passeios e outras programações de entretenimento. A proposta é um ambiente lúdico e acolhedor com brinquedoteca, biblioteca, sala de jogos, TV e videogame, área de convivência e de lazer, ao ar livre. Ao chegar, todos receberão uniforme e kit de higiene.

O atendimento será realizado na modalidade de Casa Lar Especializada, com prestação de assistência médica, social e psicológica, e terapias alternativas auxiliares. O trabalho terá como foco a reinserção familiar e comunitária, sempre com reforço nos vínculos familiares das crianças e dos adolescentes.

A equipe será formada por médico, enfermeiro, técnicos em enfermagem, psicólogo, pedagogo, assistentes sociais, educadores sociais, musicoterapeuta, e também terá o apoio dos profissionais que atuam nos centros municipais de Acolhimento, Referência de Assistência Social (CRAS) e Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)