Concurso Tirando a Droga de Cena 2011

Reconhecendo a linguagem audiovisual como forma privilegiada de comunicação que o homem vem utilizando cada vez mais, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, está promovendo, na rede pública do Sistema Municipal de Ensino, o “Concurso Tirando a Droga de Cena”, de produções audiovisuais cujo tema é a prevenção às drogas.

O presente concurso tem por objetivo selecionar até 15 quinze produções audiovisuais sobre a prevenção ao uso de drogas, produzidas e realizadas por alunos matriculados do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Programa de Educação de Jovens e Adultos das escolas da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino. Os alunos matriculados no Espaço de Extensão Escolar (Polos de Educação pelo Trabalho, Núcleos de Arte e Clubes Escolares) também poderão participar do concurso.

Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos participarão de pesquisas, discussões e reflexões sobre o tema “Prevenção ao Uso de Drogas” e serão acompanhados por professores orientadores.

As produções deverão abordar acontecimentos ligados ao tema proposto, obedecendo as características do gênero, podendo ser documentário, ficção ou inspiradas em fatos reais e realizadas através de filmagem, animação ou montagem, utilizando filmadora, câmera digital, telefone celular ou webcam.

Através desse projeto, pretende-se mobilizar alunos das escolas municipais, em torno de um trabalho conjunto e participativo, que incorpore a prevenção ao cotidiano e que tenha caráter reflexivo, simples e prazeroso, promovendo a construção de uma nova cultura, onde se busca fortalecer as crianças e jovens, torná-los mais resilientes, potencializando fatores de proteção e minimizando os fatores de risco.
Autor:
OBID Fonte: Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro