Ação escolar contra o tabagismo

Alunos do Colégio Adventista do Partenon, em Porto Alegre, estarão envolvidos, segunda-feira (30/5), na proposta pedagógica “Ação contra o tabagismo – Envie uma carta a quem você ama!”. O projeto irá mobilizar educandos de 5 a 8 série e será realizado um dia antes do Dia de Combate ao Tabagismo, em 31/5. Os estudantes terão um momento cívico, pela manhã; atividades de reflexão sobre o tema; e, depois, escreverão cartas para que sejam entregues, ainda na segunda-feira, com pedidos aos destinatários, familiares ou conhecidos, para que deixem de fumar.

O diretor do Colégio Adventista do Partenon, Joel Santos, explica que o projeto foi impulsionado a partir de conversa com alunos da 5 série, que manifestaram a vontade de ver familiares e conhecidos pararem de fumar.

Cada estudante irá receber um envelope da escola, e os trabalhos escolares serão feitos nos primeiros períodos de segunda-feira, em diversas turmas. Já na terça-feira (31/5), haverá relatos sobre a entrega das cartas.

Dados do Ministério da Saúde indicam que, só no Brasil, a cada ano, 200 mil pessoas morrem por doenças relacionadas ao tabagismo. No mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 8 mil pessoas morrem diariamente, devido ao hábito de fumar. E cerca de 94% das mortes por câncer de pulmão em adultos estão relacionadas ao cigarro.
Autor: FRANCISCO BOSCO / CP MEMÓRIA
OBID Fonte: CORREIO DO POVO-RS