Em SP, hospital lança programa para incentivar fumante a largar vício

Diário do Grande ABC
O Instituto de Ensino e Pesquisa e o Serviço de Psicologia do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, oferece um ciclo de palestras, seguido de tratamento com médicos e psicólogos, para ajudar fumantes a largar o cigarro.

O programa, em parceria com o Ministério da Saúde, é gratuito. Para participar, o interessado precisa assistir a apenas uma das palestras e, por meio de um questionário, será avaliado se o perfil se enquadra para o atendimento.

No programa será comparada a eficácia de dois tratamentos para a pessoa parar de fumar e para prevenir a recaída: reposição de nicotina junto com terapia em grupo contra reposição de nicotina conforme o tratamento habitual. A partir daí, será analisado o andamento de cada proposta.

Hoje, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo representa a principal causa evitável de morte no mundo e um problema de saúde pública mundial em países em desenvolvimento e desenvolvidos. Há uma estimativa de 1,3 bilhão de adultos fumantes e, se a incidência de tabagismo continuar constante, o número de fumantes deve crescer para mais de 1,7 bilhão entre 2020 e 2025.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)