Consumo de drogas dobra entre crianças e adolescentes

Tribuna Cianorte
Os números são de Maringá, mas o alerta é válido para toda a região. O número de crianças e adolescentes consumindo droga está crescendo nos últimos, a ponto de dobrar.

Entre janeiro e abril deste ano, o atendimento de usuários abaixo de 19 anos aumentou 110% em relação ao mesmo período de 2010, segundo relatório divulgado na terça-feira (14) pela Diretoria de Programas Sobre Drogas de Maringá.

O levantamento indica que o aumento dos atendimentos tem relação com o número de apreensões de crack, que triplicou de 2009 para 2010, passando de 55 para 154 quilos apreendidos. Em todo o ano passado, das 6,7 mil pessoas atendidas pelo município, 63% apresentavam vício em crack, informa reportagem do jornalista Marcus Ayres, da Gazeta Maringá.

Os outros 37% mostraram ter problemas com o consumo excessivo de álcool. Entre os que foram atendidos pelo CapsAD, Hospital Municipal, Hospital Psiquiátrico e em 7 comunidades terapêuticas, 6,1 mil são homens.

Diante do problema, o Comad e as secretarias de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e de Saúde vão realizar ao longo deste mês uma série de atividades para intensificar o combate às drogas no município. De acordo com o diretor de Programas Sobre Drogas da Sasc, Vanderlei de Almeida Cesar, o plano de combate será focado em duas ações.

“A primeira é constituir políticas públicas na educação, saúde, ação social, esporte, cultura, lazer, infraestrutura urbana, capacitação e geração de empregos. A segunda está diretamente associada à conscientização e prevenção de jovens adolescentes, crianças e famílias sobre efeito das drogas”, afirmou, em entrevista para o site da prefeitura.

Em Cianorte as apreensões de drogas também estão sendo intensificadas, quase sempre partindo de denúncias de vizinhos e moradores próximos. Além de usuários, a polícia tem conseguiu colocar vários traficantes na cadeia, nos últimos meses.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)