Jovens recebem prêmio nacional

Os 90 vencedores do Concurso Nacional Arte e Cultura na Prevenção do Uso de Crack e de outras Drogas receberão seus prêmios nesta segunda-feira (20/06) às 11 horas em cerimônia no anexo 1 do Palácio do Planalto. Participam o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a secretária Nacional sobre Drogas, Paulina Duarte.

A entrega do prêmio, criado pela Secretaria Nacional sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, marca a 13ª Semana Nacional sobre Drogas (19 a 26 de junho). Nesse período, atividades em todo o país destacam a prevenção como caminho para o enfrentamento ao consumo de substâncias.

O concurso nacional se divide em cinco categorias: cartazes, fotografia, jingle, vídeo e monografia. Essa última teve como tema A intersetorialidade como estratégia de enfrentamento ao crack. Ao todo, serão distribuídos R$ 135 mil em prêmios para estudantes matriculados desde o 2º ano do ensino fundamental até universitários.

Debate – A secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte, enfatiza que os concursos incentivam o debate e a reflexão nos mais diferentes meios e públicos. “Como resultado, temos uma produção de material variado, que reflete a realidade de cada região do País sobre a arte e a cultura como forma de prevenção ao uso de crack e outras drogas”, explica a secretária.

Criada em 1999, a Semana Nacional sobre Drogas tem início na data de aniversário da Senad e termina no dia 26 de junho, Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Também serão homenageadas pessoas e instituições de todo o Brasil que contribuem para a implementação da Política Nacional sobre Drogas. Em 2011, o Diploma de Mérito pela Valorização da Vida será entregue a Ricardo Chimenti, juiz da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça, Marcos Frota, presidente da Universidade do Circo (Unicirco) e o Pastor Wellington Vieira, presidente da Federação de Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil (Feteb).
Autor:
OBID Fonte: ACS