Estudo mostra que mensagens de SMS podem ajudar a parar de fumar

As pessoas que querem parar de fumar têm duas vezes mais chances de ter sucesso e abandonar o vício quando recebem mensagens de texto em seus telefones celulares para encorajá-las, revelou um estudo publicado nesta quarta-feira pela revista médica “The Lancet”.

Médicos britânicos recrutaram 5.800 fumantes e os separaram, aleatoriamente, em dois grupos. Um que recebeu mensagens de SMS elaboradas especialmente e outro de controle.

O primeiro grupo recebeu cinco mensagens por dia nas primeiras cinco semanas e depois três por semana nos seis meses seguintes.

As mensagens –desenvolvidas com a ajuda de outros fumantes– traziam conselhos sobre como tirar as preocupações da cabeça enquanto se está parando de fumar e encorajavam os participantes a perseverar.

“É isso aí! – Dia de largar o vício, jogue fora todos os seus cigarros” foi uma das mensagens recebidas pelas pessoas no dia em que decidiram deixar o vício. “Hoje é o começo da liberdade para sempre, você consegue!” foi outra.

Os voluntários deste grupo também tiveram um sistema personalizado ao qual podiam recorrer em caso de necessidade, e pedir ajuda ao enviar as palavras “abstinência” ou “recaída”.

Como resposta à primeira, receberam este tipo de mensagem: “As crises de abstinência duram menos de cinco minutos, em média. Para ajudá-lo a se distrair, tente beber algo em pequenos goles até a crise passar.”

Em resposta ao texto “recaída”, receberam a resposta: “Não se sinta mal ou culpado se você escorregou. Você fez muito ao parar por um tempo. Deslizes podem ser parte normal do processo de deixar o vício. Continue, você consegue!”

Comparativamente, os fumantes do grupo de controle receberam apenas mensagens brandas a cada quinzena, agradecendo-lhes por participar ou pedindo confirmação de detalhes de contato ou outras mensagens sem relação com o tabagismo.
Autor:
OBID Fonte: Folha.com