Presidente russo assina lei que transforma cerveja em bebida alcóolica

R7
Bebida era considerada antes um item alimentício pelas leis locais.

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, assinou na última quarta-feira (20) uma lei que torna a cerveja uma bebida alcoólica no país. Até a semana, a cerveja era considerada um tipo de “comida”.

Segundo o jornal americano The New York Times, a nova lei deve frear a indústria cervejeira russa, já que agora a bebida não poderá mais ser vendida em postos de gasolina e máquinas de refrigerante de metrôs, aeroportos e quiosques de rua.

Atualmente, cerca de 30% das vendas de cerveja no país vem desse tipo de estabelecimentos.

Antes, a cerveja não era considerada um tipo de bebida alcoólica, pois normalmente possui um teor alcoólico bem abaixo dos 10% e, pela lei local, era enquadrada na classificação de itens alimentícios,

Ainda assim, o decreto só deve entrar em vigor a partir de 2013.

De acordo com o portal The Huffington Post, a nova lei acompanha uma série de medidas do governo russo para tentar conter o alcoolismo. Recentemente a venda de vodca foi proibida entre as 11 da noite e as 8 da manhã no país, e o mesmo deve acontecer agora com a cerveja.

A Rússia possui um dos piores índices de alcoolismo do mundo, com mais de duas vezes o limite crítico estabelecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)