Fazer ginástica ajuda a largar o vício do cigarro

R7
Exercício aeróbico pode reduzir a ansiedade pelo produto, assim como reduzir medidas.

O levantamento de peso pode fazer mais do que apenas construir músculos. Pesquisadores afirmam que o exercício pode também ajudar os fumantes a largar o vício, segundo uma reportagem publicada no jornal britânico Daily Mail.

A equipe do Hospital Miriam, em Rhode Island, nos Estados Unidos, descobriu que homens e mulheres são duas vezes mais propensos a parar de fumar caso eles façam treinamentos regulares de resistência.

Baseado em estudos anteriores, a pesquisa concluiu que o exercício aeróbico pode reduzir a ansiedade pelo cigarro, assim como controle de ganho de peso após largar o hábito.

Joseph Ciccolo, autor do estudo, disse que o cigarro mata mais de mil americanos a cada dia.

– Enquanto a maioria dos fumantes quer parar de fumar, menos de 5% são capazes de conseguir sem ajuda. Precisamos de novas ferramentas que possam ajudar os fumantes com sucesso a parar com o vício.

Cerca de um em cada cinco adultos britânicos fumam no Reino Unido e metades dos fumantes de longo prazo morrerão prematuramente devido a uma doença relacionada ao tabagismo.

Em seu estudo piloto, relatados na revista Nicotine & Tobacco Research, a equipe selecionou 25 homens e mulheres fumantes com idade entre 18 e 65 anos que relataram fumar pelo menos cinco cigarros por dia durante um ano.

O grupo foi envolvido em duas sessões de 60 minutos de treino por semana durante 12 semanas. No final do projeto, 16% dos fumantes no grupo de treinamento de resistência não só pararam de fumar, mas também diminuíram seu peso e gordura corporal.

Em comparação, 8% dos indivíduos do grupo de controle pararam de fumar e perceberam um aumento em seu peso corporal e gordura.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)