Aberta a Semana Municipal de Conscientização ao Álcool e outras Drogas

A Voz da Cidade
Foi aberto ontem(18) a Semana Municipal de Conscientização ao Álcool e outras Drogas. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas Contra as Drogas (Comuda), foi realizado pela manhã, no auditório da prefeitura e segue até a próxima quarta-feira, com uma série de atividades, como palestras, debates, passeios ciclísticos, entre outras.

A primeira atividade foi a palestra “Síndrome Alcoólica Fetal – SAF”, proferida por José Mauro Brás, diretor do Hospital Escola da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Para a presidente do Comuda, Maria Luiza Arantes Borges, os objetivos principais do evento são conscientizar e mobilizar a sociedade em relação aos problemas causados pelo uso de álcool e outras drogas. “Nossa meta é prestar esclarecimentos de utilidade pública e fortalecer a rede de parceiros, além de orientar os jovens sobre a questão do uso indevido do álcool e outras drogas”, diz ela.

Segundo o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, o município vem investindo em ações de combate e prevenção a drogas constantemente. “Atualmente contamos com 29 Centros de Referência à Assistência Social (CRAS) que garantem qualidade de vida à população. Além disso, desenvolvemos várias ações de combate ao álcool e outras drogas”, destaca Munir.

Hoje, das 10 às 11h30min e de 15 às 16h30min, no auditório do Colégio João XXIII, no Retiro, haverá palestra para os alunos com o projeto Papo Responsa, da Coordenadoria da Juventude.

No domingo haverá um Passeio Ciclístico da Prevenção, das 9 às 12 horas, com saída da Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, com o tema: “Para Viajar não use Drogas, use Bike”.

No encerramento do evento, dia 24, haverá panfletagem no entorno das escolas, alertando o comércio quanto à proibição de venda de bebidas alcoólicas e tabaco para menores de 18 anos.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)