Governo vai criar Observatório sobre Drogas em São Paulo

R7
Site da Secretaria de Justiça terá um espaço que deve trazer publicações periódicas.

Com o objetivo de levar informações sobre as drogas no Estado de São Paulo, a Coed (Coordenadoria de Políticas sobre Drogas), lançada na segunda-feira (12), vai criar um observatório sobre o tema no site da Secretaria de Justiça. De acordo com o coordenador da coordenação, Luiz Alberto Chaves de Oliveira, em entrevista ao R7 nesta terça-feira (13), o espaço deve ser lançado ainda no mês que vem.

Em uma única estante você vai encontrar tudo que precisa sobre drogas. Ele praticamente já existe, mas ainda não está completamente no ar. Nós vamos fazer um lançamento mês que vem.

Oliveira acrescentou que todas as universidades de São Paulo foram convidadas a abastecer esse espaço do site da Secretaria de Justiça com informações sobre drogas.

– Então você vai encontrar desde onde tratar, com quem tratar, porque tratar, como prevenir, como atuar na família.

A Coed passou a funcionar na segunda-feira, com o principal objetivo de fortalecer a prevenção e o enfrentamento às drogas no Estaso de São Paulo. No dia 1º de agosto, o Governo de São Paulo lançou um programa de combate ao álcool na infância e na adolescência. Em 2009, foi lançado uma campanha para reduzir os impactos do tabagismo, implementando a Lei Antifumo.

Fundação Casa

Além da criação do Observatório sobre a Droga, a Coed quer também capacitar agentes da Fundação Casa para lidar melhor com a questão das drogas dentro da instituição.

Segundo Oliveira, a Coed tem uma proposta executiva, que visa coordenar e unificar as ações referentes à prevenção e esclarecimento sobre as drogas no Estado de São Paulo.

– A Coordenação, antes de ter projetos e ações, vai articular aquilo que já existe. O Estado de São Paulo tem centenas de ações de prevenções, tratamentos e combate aos danos, mas que não tem uma harmonia. As próprias secretarias tem uma dificuldade de conversar entre si. A proposta de criação coordenadoria tem esse dom, de proporcionar uma articulação.

O primeiro passo da Coordenação, de acordo com Oliveira, é identificar o conjunto de ações que possam proporcionar uma articulação.

– Nós criamos uma comissão intersecretarial, formada pelas [secretarias de] Saúde, Educação, Segurança, Habitação, Trabalho, Justiça, Esportes e Cultura, ou seja, secretarias mais de ação social.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)