Arrastão contra álcool e cigarro

Diário de Franca
Conselho Municipal Sobre Drogas realiza distribuição de cartaz em parceria com Tiro de Guerra.

O sábado será de conscientização. Atiradores do Tiro de Guerra de Franca e o Conselho Municipal Sobre Drogas (COMAD) vão percorrer vários bairros da cidade entregando cartazes que informam a população o risco do álcool e do cigarro à saúde e alerta aos donos de estabelecimento comerciais sobre a responsabilidade pela venda dessas drogas a crianças e adolescentes.

O Conselho Municipal de Franca, segundo o presidente Aurélio Luis da Silva, terá apoio de oito atiradores que estará fazendo a distribuição dos cartazes pela cidade em uma perua Kombi das 8h às 13 horas.

A entrega está prevista para acontecer na Avenida Brasil, Champagnat, Adhemar Pereira de Barros, Abrahão Brickmann, Chico Júlio, Rua Francisco Marques, Rua Reynaldo Chioca e no Jardim Aeroporto I, II e III nas Avenidas Carlos Roberto Haddad, Avenida Gabriela Almeida Pirajá e César Martins Pirajá.

“O Comad, a partir desde ano definiu um calendário com algumas ações que serão realizadas todos os anos. Em suas campanhas e eventos tem procurado mobilizar a comunidade para o desenvolvimento de ações conjuntas que incluem a promoção da saúde por meio da conscientização e informações acerca dos riscos associados ao consumo de álcool e outras drogas”, disse Aurélio.

Serão iniciados os contatos com as instituições e associações do município para divulgação do 1º curso on-line e gratuito de prevenção de drogas para pais do Brasil.
Aurélio lembra que a iniciativa tem o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (INPAD), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Porém, o curso é aberto a toda comunidade e aqueles que tiverem interesse já podem acessar o site paisconectados.org. “Consideramos a família uma importante aliada para as ações de prevenção, tratamento e reinserção social, por isso a importância das famílias participarem do curso”, comenta.

Rifaina
Também pensando na educação e orientação de crianças da região, o ex-sargento e instrutor do Programa de Erradicação e Combate às Drogas – PROERD, da Polícia Militar, Marcelo Mambrini, ministrou palestra aos alunos da Escola Municipal de Educação Básica João Etchebehere, de Rifaina.
A palestra ocorreu no último dia 16 de setembro e reuniu no pátio da unidade de ensino, as crianças das classes de educação básica.

O palestrante falou sobre os cuidados que as crianças devem ter no uso de drogas e principalmente orientou sobre as formas com que os traficantes abordam as crianças e adolescentes para que elas se iniciem no vício.

Além disso, o sargento Mambrini demonstrou como as drogas, inclusive as lícitas – como cigarro e álcool – prejudicam a saúde das pessoas.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)