Estudo sugere que parar de fumar pode melhorar a personalidade

Além dos já conhecidos benefícios de parar de fumar, uma nova pesquisa sugere que as pessoas que deixam o vício podem, com isso, melhorar suas personalidades.

Pesquisadores da Universidade do Missouri (EUA) descobriram que fumar é um gatilho para a impulsividade (agir sem pensar) e para a neurotização (ser dominado o tempo todo por emoções negativas e ansiedade) entre adultos com idade inferior a 35.

Aqueles que param de fumar, no entanto, podem perder essas características desfavoráveis e melhorar a própria personalidade, sugere o estudo.

Comparando fumantes na faixa etária de 18 a 35 anos com os seus pares que haviam parado de fumar, os pesquisadores descobriram que os fumantes foram mais impulsivos e neuróticos. Além disso, eles observaram que os jovens com níveis mais altos de impulsividade e neurotização foram mais propensos a se envolver em comportamentos prejudiciais, como tabagismo.

Os pesquisadores concluíram que campanhas anti-tabagismo visando impulsividade fumantes podem ser eficazes em adultos jovens.
“Os dados indicam que, para alguns adultos jovens fumar é impulsivo”, disse Andrew Littlefield, autor do estudo e membro do programa de doutorado do departamento de psicologia da Faculdade de Artes e Ciência da Universidade do Missouri.
Autor:
OBID Fonte: IG Saúde