SC: Diversificação em áreas cultivadas com tabaco é tema de workshop

A Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), participa nesta quinta-feira (29), em Florianópolis (SC), do Workshop Mitos e Verdades Sobre o Tabaco: da produção ao consumo. O evento acontece a partir das 9h, no auditório da CAL/CCAA, situado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O Ministério será representado pela técnica da SAF/MDA, Christianne Belinzoni. Em sua palestra, ela vai apresentar a ações do Programa de Diversificação em Áreas Cultivadas com o Tabaco. O objetivo é mostrar outras alternativas de diversificação das culturas geradoras de renda no campo, além do fumo.

O evento é uma parceria do MDA com o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Campo (Cepagro), Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq) e do Centro de Pesquisas Oncológicas de Santa Catarina (Cepon), com o apoio de organizações nacionais e internacionais. Representantes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Aliança de Controle ao Tabagismo (ACT-Br) também participam dos debates.

O Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco é uma das acões implementadas pelo Governo Federal desde 2005, ano em que o Brasil tornou-se signatário da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é buscar alternativas produtivas e geradoras de renda na fumicultura, com foco na qualidade de vida e na sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural das famílias agricultoras.
Fonte: Agro-SP 28/09
Fonte:INCA – Instituto Nacional de Câncer, Ministério da Saúde