Tolerância menor com maconha na Holanda


Maconha vendida na Holanda – Foto:/ AP

O Globo
O governo da Holanda anunciou [ontem] que vai nivelar a chamada “maconha de alta concentração”, vendida no país, como droga pesada, na mesma classificação de tóxicos como a cocaína e o ecstasy.

O ministro da Economia da Holanda, Maxime Verhagen, afirmou que a droga, com mais de 15% da substância THC em sua composição, tem uma potência muito maior do que a forma mais leve da erva. Segundo ele, o tóxico “causa um prejuízo crescente na saúde pública dom país”.

A medida é o passo mais recente do governo holandês para tentar reverter a notória política de tolerância da Holanda com as drogas. Após a decisão, a maior parte dos cafés holandeses, populares por vender a erva, vão ter que trocar seus estoques do fumo.

No entanto, críticos dizem que será difícil que a medida seja cumprida e que o fato só irá influenciar os usuários a consumirem mais as variantes mais leves da maconha.

Ao contrário do que muitos pensam, a posse de maconha é ilegal na Holanda, mas somente em grandes quantidades. O comércio da erva é muito comum em bares e cafés destinados a utilização da droga no país. No entanto, pessoas que cultivam a planta podem ser processadas.
Fonte:UNIAD – Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas