Parlamentares conhecem experiência europeia de políticas contra drogas

Agência Câmara
Um grupo de parlamentares está na Europa para conhecer experiências que possam auxiliar o Brasil na formulação de políticas públicas de enfrentamento ao uso de drogas.

A iniciativa é da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outras Drogas, do Senado.

O grupo é integrado pelos deputados Iracema Portella (PP-PI), Givaldo Carimbão (PSB-AL) e Rosane Ferreira (PV-PR); e pelo senador Wellington Dias (PT-PI), presidente do colegiado. Os parlamentares estão acompanhados da secretária de Trabalho e Assistência Social do governo do Mato Grosso do Sul, Tânia Mara Garib.

Nesta segunda-feira (31), o grupo está em Estocolmo (Suécia) para encontros com parlamentares e representantes do Ministério da Saúde daquele país, responsáveis pelas políticas públicas para os dependentes químicos. A programação ainda inclui visitas a Haia (Holanda), Londres (Inglaterra) e Lisboa (Portugal). Eles retornam ao Brasil no sábado (5).

Os integrantes vão conhecer os métodos de prevenção, tratamento, acolhimento e reinserção social dos usuários de drogas de cada local visitado. Eles também querem ter acesso a legislações sobre o tema, o sistema de financiamento, a rede de qualificação profissional e as políticas de prevenção ao uso de drogas nas nações europeias.

“É uma viagem que vai referendar o trabalho da subcomissão a partir do conhecimento in loco de experiências exitosas no enfrentamento ao uso de drogas e vai subsidiar a organização de uma conferência nacional sobre o assunto”, disse Wellington Dias.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)