Conselho Tutelar: 70% dos atendimentos são por álcool e droga

EPTV.com
O Conselho Tutelar de Franca registra um aumento no número de menores envolvidos com álcool e drogas.

Este ano, 70% dos atendimentos do órgão tem ligação com o uso de entorpecente e bebida por adolescentes.

Um levantamento feito até setembro deste ano mostra que os casos dobraram em relação a 2010 inteiro. Nos nove primeiros meses deste ano foram computados 671 envolvimentos com álcool, contra 360 em todo o ano passado. Nas ocorrências com drogas foram 793 no período deste ano contra 421 durante os 12 meses de 2010.

“Eles (os menores) não admitem, no momento (da abordagem), que eles são usuários e precisam do tratamento. Infelizmente em Franca nós não temos serviços adequados que atendam essa demanda”, afirma a conselheira tutelar Gláucia Limonti.

Para a presidente da ONG Proreavi, Eliana Justino, muitos menores entram no mundo das drogas atraídos por traficantes. A Organização atende 160 pessoas por mês. Os usuários recebem acompanhamento psicológico, participam de oficinas de música, judô e aulas de idiomas. Segundo ela o problema das drogas é uma epidemia social.

“A venda, traz para o adolescente dinheiro, traz status, então, ele se sente poderoso. Eu digo que é uma epidemia social e é o maior câncer que o mundo já viu, porque é uma doença e o adolescente tem o direito de dizer ‘não, eu não quero tratamento’, então fica muito difícil de você resgatar esses meninos para uma vida diferente”, diz Eliana.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)