Tomam posse novos integrantes do Conselho Nacional sobre Drogas

Brasília, 28/11/2011 (MJ) – O Conselho Nacional sobre Drogas (Conad) tem 15 novos integrantes. A posse dos novos representantes – realizada na segunda-feira (28/11) – marcou a incorporação definitiva da instância ao Ministério da Justiça. O conselho tem a finalidade de acompanhar a execução da política nacional sobre drogas, dar orientação normativa à prevenção ao uso de drogas, a reinserção de usuários e a repressão ao consumo e ao tráfico de drogas.

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) passou a fazer parte da estrutura do Ministério da Justiça em janeiro deste ano. A estratégia de governo nessa área está definida em três eixos de atuação, articulados e coordenados pela Senad: diagnóstico sobre o consumo de drogas, capacitação dos atores sociais que trabalham diretamente com o tema e implantação de projetos estratégicos de alcance nacional que ampliam o acesso da população às informações.

O ministro da Justiça e presidente do Conad, José Eduardo Cardozo, comemorou a posse como um marco na história da Senad. “A transição acabou. Hoje a Senad está incorporada à estrutura do Ministério da Justiça. E a coroação desse processo se dá com a reunião desse conselho”, explicou Cardozo.

Compõem o Conad, além de autoridades do governo, representantes da sociedade civil, da imprensa, do meio artístico e do Terceiro Setor, além de um cientista, um estudante, indicado pela União Nacional dos Estudantes (UNE). Também têm assento no conselho representantes do meio acadêmico, indicados pelos conselhos de profissões relacionadas à atenção ao usuário, tais como enfermeiros, psicólogos, educadores e assistentes sociais. Os demais membros do Conad devem tomar posse na próxima reunião do conselho, marcado para 2012.

Veja a lista dos novos integrantes

Conselheiros do Conad

Secretaria da Receita Federal
Edson Dourado Arruda
Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)
Thadeu de Jesus e Silva Filho
Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas
Vladimir de Andrade Stempliuk e Cátia Betânia Chagas
Ministério das Relações Exteriores (MRE)
Everton Frask Lucero
Ministério da Fazenda
Antonio Francisco Cruvinel
Secretaria de Direitos Humanos
Aldo Zaiden Bemvindo
Conselho Federal de Serviço Social
Roberta Uchoa
Conselhos Estaduais de Políticas Sobre Drogas
Darcy Izel Moreno e Ana Elisa Limeira
Meio artístico
Glória Maria Perez e Marcos Magano Frota
Organizações do Terceiro Setor
Raquel da Silva Barros (Associação Lua Nova), Laura Fracasso (Instituto Padre Haroldo e Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas) e Francisco José Pereira de Lima (Central Única das Favelas)
Autor: Assessoria de Comunicação do MJ
OBID Fonte: SENAD