Uruguai apresenta os resultados do projeto ´Prevenção Uso de Drogas no Trabalho e na Família`

UNODC
27 de dezembro de 2011 – a Secretaria Nacional de Drogas da Presidência da República Oriental do Uruguai, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil e no Cone Sul, ANCAP, ANTEL, UTE e BPS, sob o grupo de Responsabilidade Social nas Empresas Públicas do Uruguai, apresentaram na segunda-feira (19) os resultados do projeto Prevenção do Abuso de Drogas no Trabalho e na Família.

A Secretaria Nacional de Drogas considera a intervenção preventiva no ambiente de trabalho como uma forma de abordar o uso problemático de drogas, a partir da perspectiva da responsabilidade social do Estado com empregadores e trabalhadores.

O objetivo do projeto era prevenir ou reduzir a demanda por substâncias principalmente no trabalho, e o impacto do uso de drogas nas famílias e na comunidade. A estratégia para atingir este objetivo foi o de incentivar as empresas a exercer a responsabilidade social e a implementar a metodologia do projeto proposto pelo UNODC, em parceria com o Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (SESI-RG). O projeto buscou ampliar o conhecimento nas área de prevenção de problemas associados ao uso de drogas; prevenir e reduzir o uso de drogas, a incidência de acidentes, absenteísmo, licenças médicas devido a doenças associadas ao uso de drogas; e promoveu a melhoria da qualidade de vida no local de trabalho, na família e na comunidade.

A cerimônia de encerramento do projeto contou com a presença de Julio Calzada, Secretário-Geral da Secretaria Nacional de Drogas, Nara Santos, Oficial de Programa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime no Brasil e no Cone Sul, bem como de representantes da ANTEL, da ANCAP, do BPS e da UTE.
Fonte:UNIAD – Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas