Colegas de uma mesma equipe esportiva podem influenciar jovens a fumar

Veja
Pesquisa observou, entretanto, que a propensão a fumar diminui quando adolescentes praticam vários esportes.

Um estudo feito na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, concluiu que os jovens são influenciados não só por amigos próximos para começar a fumar, mas também por companheiros de um time de esporte. A pesquisa, no entanto, também concluiu que adolescentes que praticam vários esportes ao mesmo tempo tendem a fumar menos. O levantamento foi publicado nesta terça-feira na versão online do periódico Child Development.

Para chegar aos resultados, os autores do estudo reuniram 1.260 jovens que viviam em centros urbanos, de classe média, e estavam cursando entre a sexta e a oitava série do ensino fundamental (entre 10 e 13 anos). Os estudantes responderam a perguntas sobre comportamento, se eles ou seus amigos fumavam e se faziam parte de alguma equipe esportiva organizada pela escola.

Os pesquisadores descobriram que os jovens eram mais propensos a fumar na medida em que eram expostos a colegas fumantes que faziam parte de uma mesma equipe esportiva, e que essa tendência é mais forte entre as garotas. Por outro lado, os adolescentes que participavam de vários esportes ao mesmo tempo se mostraram menos predispostos a experimentar o cigarro do que aqueles que praticavam somente uma atividade.

“Esses resultados sugerem que os colegas de uma equipe esportiva podem influenciar o comportamento um do outro, mesmo que a prática de vários esportes exerça também um ´efeito protetor` em relação ao tabagismo”, afirma Kayo Fujimoto, coordenador do estudo. Segundo o pesquisador, seu estudo pode implicar novas abordagens para programas de prevenção ao tabagismo entre adolescentes.

Conheça a pesquisa

Título original: A Network Method of Measuring Affiliation-Based Peer Influence: Assessing the Influences of Teammates´ Smoking on Adolescent Smoking

Onde foi divulgada: periódico Child Development

Quem fez: Kayo Fujimoto, Jennifer B. Unger e Thomas W. Valente

Instituição: Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos

Dados de amostragem: 1.260 jovens de 10 a 13 anos

Resultado: Jovens também podem ser influenciados por integrantes de uma mesma equipe esportiva a começarem a fumar. Porém aqueles que praticam vários esportes ao mesmo tempo tendem a fumar menos.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)