fbpx

Jovens e bebida: parceria que não combina

Saúde em Pauta
A adolescência é uma fase de muita influência, de aceitação e de baixa autoestima.

Por estes motivos, muitos jovens procuram por novas experiências e uma liberdade nunca antes sentida, afinal é nesta fase que saem sem a presença de um adulto.

O álcool é uma maneira que o adolescente encontra essa liberdade. Por ser de fácil acesso e ser apresentado de forma positiva pela sociedade, faz com que essa seja a primeira droga experimentada pelos adolescentes.

O Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) fez um levantamento com 138 jovens que procuraram a instituição para se livrar da dependência. Deste total, 40% afirmaram ter experimentado bebida alcoólica antes dos 11 anos e, o mais grave, a iniciação foi em casa ou na presença de familiares. Em 39% dos casos, o pai bebia muito; 19% a mãe e 11% o padrasto.

O álcool é hoje um dos principais fatores relacionados a problemas de saúde, acidentes de trânsito, arruaças, comportamentos anti-sociais, violência doméstica, ruptura de relacionamentos, problemas no trabalho, como alterações na percepção, reação e reflexos, aumentando a chance de acidentes de trabalho.

Os pais precisam ficar atentos aos sinais que os filhos emitem e, contatado o problema procurar ajuda médica imediatamente.

Peça para seu filho responder as seguintes perguntas:

– Você já sentiu que deveria diminuir a bebida?

– As pessoas já o irritaram quando criticaram sua bebida?

– Você já se sentiu mal ou culpado a respeito de sua bebida?

– Você já tomou bebida alcóolica pela manhã para “aquecer” os nervos ou para se livrar de uma ressaca?

Apenas um “sim” sugere um possível problema. Em qualquer um dos casos, é importante imediatamente um médico ou procurar ajuda de outro profissional da área de saúde para discutir suas respostas. Eles podem ajudar a detectar se você tem ou não um problema com a bebida, e, se você tiver, poderão recomendar a melhor atitude a ser tomada.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)